top of page
Buscar

O Sentido da Peregrinação

Depois que Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio sobre a Terra, para os cristãos o mundo todo é um “lugar santo”. De fato, Deus criou o mundo e através de Jesus ele o santificou recriando-o com o poder do Espírito Santo. Por isso, para os cristãos os lugares mais importantes do planeta são os “lugares sagrados” da Terra Santa, onde o Cristo nasceu, viveu e ressuscitou dos mortos.

Jesus enviou os Apóstolos por todo o mundo para anunciar sua mensagem de salvação a todos os povos. Os lugares por onde os Apóstolos passaram ou morreram se tornaram lugares santos, nos quais os fiéis cristãos honram a memória deles. Assim, por exemplo, Roma é uma cidade santificada pela morte do Apóstolo Pedro, e em sua memória foi construída a maior igreja de toda a cristandade: a Basílica de São Pedro.



Alguns lugares também se tornaram especiais para os cristãos devido às aparições ou manifestações da Virgem Maria, como por exemplo, a cidade de Fátima em Portugal, de Lourdes na França e de Aparecida no Brasil. Nestes lugares sagrados nasceram os Santuários. A palavra “santuário” vem da língua latina e significa “o que está separado”, neste sentido o santuário cristão significa aquele local que está reservado a Deus. Na Igreja Católica, o Santuário é o local que foi bento e consagrado a Deus e no qual os fiéis por algum motivo de devoção acorrem em peregrinação.



A peregrinação ou romaria é o gesto de amor e devoção por parte dos fiéis, que como o antigo Povo de Israel se põe a caminho para o encontro com o seu Deus. É também um gesto de sacrifício de renuncia, no qual os fiéis se recordam que Deus é unicamente aquele que pode dar sentido e orientação às suas vidas.



A verdadeira peregrinação ou romaria é aquela que os fiéis fazem em espírito de oração e não simplesmente para turismo ou por passeio. Por isso, a peregrinação deve sempre iniciar ou encerrar-se com uma Eucaristia, com uma missa que é o mais perfeito louvor a Deus, além de vários momentos de orações como a reza do terço, da via sacra, a visita ao Santíssimo Sacramento.



Caminhar para Deus é o sentido da peregrinação, caminhar para o reino dos céus é o sentido de toda a nossa vida. Nossa vida deve ser sempre um constante voltar-se para Deus, pois tantas vezes somos tentados a nos desviar dele. Por isso, Nossa Senhora nos ensina que “fazer tudo o que Jesus nos diz” é o melhor caminho para sermos verdadeiros filhos e filhas de Deus!

 
 
 

Comentários


bottom of page